segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Desmatamento vai ser combatido em Buriticupu

Buriticupu – Representantes da Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão, da Prefeitura e da Câmara Municipal de Buriticupu se reuniram para discutir propostas para o combate ao desmatamento.
O Ibama, com a ajuda de agentes ambientais voluntários e brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal, desenvolverá um trabalho de conscientização e educação com a população de Buriticupu e municípios vizinhos.
Buriticupu foi fundado em 1994, tem atualmente 64.685 habitantes, sendo popularmente conhecida como “Cidade das Madeiras”. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Mansueto de Oliveira, o principal problema existente no município é o desmatamento. Para ele, os recursos naturais são de extrema importância e por isso precisam ser usados de forma consciente.
A parceria do Ibama com o Município visa disponibilizar agentes ambientais e brigadistas contra incêndios, além de cursos destinados àqueles que quiserem ser voluntários em ambas as qualificações. O local para execução dos cursos ainda será definido.
Aprendizado - Segundo o superintendente do Ibama no Maranhão, Alberto Chaves Paraguassu, a população precisa aprender a zelar mais pelo meio ambiente e o órgão fará o que estiver ao alcance para fiscalizar irregularidades, nunca deixando de promover iniciativas educacionais a quem desejar ser capacitado.
“A nossa principal intenção é levar educação agregada a valores socioambientais como medidas alternativas. Agindo desta forma, o Maranhão está promovendo modernização e a sua própria reconstrução moral”, enfatizou Paraguassu.
Com os cursos que serão ministrados, questões como sustentabilidade ambiental, posicionamento consciente de setores públicos e privados, mudança comportamental da população e produção farta para pequenos agricultores e donos de madeireiras são os resultados esperados.
Mais
Nos últimos três anos, o Maranhão registrou uma queda acentuada nos números de desmatamentos ocorridos no estado. A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que divulgou recentemente uma lista dos municípios que mais desmataram no país. Dos 36 municípios relacionados pelo instituto, nenhum está no Maranhão, e entre os 100 que mais fizeram uso dessa prática criminosa, apenas dois são maranhenses: Balsas e Tarso Fragoso, localizados no sul do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário